2013

31 de Maio

Nova sede da AND


Inauguração da sede da Associação Nacional de Designers, no centro histórico de Faro (Rua Conselheiro Bivar - 32).

Espaço destinado a todos os seus associados e ao público em geral, com o objetivo de promover as atividades da AND (exposições, workshops, eventos, etc.).

2007

Obtenção do reconhecimento de designers como técnicos habilitados a assinar projectos sujeitos a licenciamento municipal.

Um projecto que se deve inteiramente ao trabalho da AND com órgãos estatais inicado em 2006 e que resulta da revisão do Decreto 73/73, de 28 de Fevereiro, diploma que regula a qualificação dos técnicos responsáveis pelos projectos de obras sujeitas a licenciamento municipal, já foi aprovado em Conselho de Secretários de Estado e em Conselho de Ministros a 18 de Janeiro de 2007, aguardando publicação.

A AND - Associação Nacional de Designers continua a negociar a aprovação integral da sua proposta onde defende que os designers devem coordenar, gerir e assinar os projectos da área do design.

2006

6 Janeiro

Início do processo de definição das competências profissionais dos designers para subscreverem projectos (em 3 áreas de especialização) sujeitos a licença camarária.

5 Maio

Início do processo de revisão do CAE – Código de Actividades Económicas, para inclusão das 4 áreas de especialização do Design, bem como actividades de investigação científica e de desenvolvimento.

Durante alguns meses a AND foi a única entidade portuguesa ligada ao design a integrar o grupo de trabalho para a revisão do CAE.

Publicado em

Diário da República, 2ª série — Nº 92 — 14/05/2007 (217 KB)

2005

Definição de protocolos de cooperação com entidades congéneres estrangeiras;

Colaboração com as instituições de ensino superior na reestruturação de cursos e adequação ao Acordo de Bolonha;

Participação em conferências e colóquios.

2004

Divulgação da AND em Faculdades e Politécnicos por todo o País;

Celebração de parcerias com empresas para obtenção de benefícios para os associados;

Participação em conferências e colóquios.

2003

13 Março

Constituída oficialmente por escritura pública.

30 Abril

Estatutos aprovados e publicados em Diário da República.

15 Junho

Lançamento do website.

18 Novembro

Entrega do dossier oficial da candidatura para a inclusão da profissão de designer na Classificação Nacional das Profissões, junto das entidades competentes. Este é o primeiro passo para o reconhecimento da profissão junto do estado português. Em 30 anos a AND foi a primeira entidade ligada ao design em Portugal a iniciar este processo e a contactar o IEFP sobre esta matéria.

Mais informações em www.cnp2005.org (inscreva-se, entre com a sua palavra passe e nome de utilizador, consulte CNP2006 e de seguida Grande Grupo 2). Consulte também:

AND_DESCRITIVOS.pdf (1,78 MB)

Aguardamos publicação em 2008.